segunda-feira, 2 de abril de 2012

NOTA DO DCE SOBRE A INSEGURANÇA NA UFAL



A população de Arapiraca e toda sociedade alagoana receberam com alarde a troca de tiros e a fuga de reeducandos do Presídio Desembargador Luis de Oliveira Souza na manhã desta segunda, 02 de abril. Os fugitivos adentraram nas dependências da UFAL, causando pânico em todos os presentes e tentando invadir veículos que fazem o transporte dos estudantes e professores ao campus, e seqüestrando um motorista e seu veículo.

Infelizmente não estamos tratando de um tema novo. Há anos, os estudantes, professores e funcionários que compõem o campus Arapiraca, aproximadamente 2.800 pessoas, são vítimas da insegurança e da falta de respostas por parte do poder público na solução desse problema que extrapola as próprias responsabilidades e possibilidades da instituição, que através da direção do campus tem feito todos os esforços possíveis.

Diversas fugas já foram registradas, e até mesmo nas salas de aula é possível encontrar a marcas de tiro, o que mostra o risco eminente que estão sendo submetidos todos os membros da comunidade universitária.

Em dezembro do ano passado, após diversas mobilizações, em especial com o trancamento da AL-115, foi informado a comunidade universitária a desativação do presídio em audiência com o Governador do Estado, Sr. Teotônio Vilela, e a então Reitora da UFAL, Prof. Ana Dayse Dória, num prazo máximo de 90 dias. Em março desse ano recebemos a notícia da não desativação do presídio, após audiência com o Secretário de Estado da Defesa Social Dário César.

Há uma semana o campus de Maceió também enfrentou fuga do Presídio Baldomero Cavalcanti, levando medo e insegurança aos estudantes da capital. Até quando a comunidade universitária sofrerá com esse descaso? Será preciso algum estudante ou servidor ser atingido ou morto para que se tome uma outra postura?

O Diretório Central dos Estudantes vem a público cobrar providências imediatas por parte dos órgãos de segurança pública, da Reitoria e do Sr. Governador, contra as constantes fugas e a insegurança na UFAL. No próximo dia 03 de abril estaremos realizando assembléia com os estudantes do campus Arapiraca para dar encaminhamento às mobilizações por mais segurança na UFAL.

Todos em defesa da segurança! Desativação imediata do presídio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário