segunda-feira, 19 de novembro de 2012

20 de novembro! Dia da Consciência Negra!




Em Alagoas 20 de novembro não é respeitado


Num típico ato imperial, autoritário e desrespeitoso com a cultura afrobrasileira e com os movimentos sociais que arduamente lutaram para transformar o 20 de novembro numa data simbólica de reflexão e luta contra as desigualdades raciais, o governador de Alagoas, Teotonio Vilela Filho (PSDB), decreta (Decreto 23.314) que o feriado da data em questão será transferido para 16 de novembro.
 Como se não bastasse a extinção de órgãos estratégicos de políticas específicas e a falta de uma política planejada de estruturação turística e de formação no Parque Memorial Quilombo dos Palmares, o governador ainda tenta esvaziar o 20 de novembro da forma mais grosseira e antidemocrática.
 É lamentável que órgãos importantes como o Tribunal de Justiça de Alagoas e o Ministério Público Estadual também sigam a mesma orientação desse desgoverno tucano.
 Mas nenhuma decisão foi tão triste e lamentável como a da senhora Rachel Rocha, reitora em exercício da Universidade Federal de Alagoas em aderir a equivocada decisão de boicotar o Dia da Consciência Negra.
 A maior contradição da reitora se deve ao fato dela ser antropóloga, suposta pesquisadora das relações raciais e gestora de uma universidade que adotou as políticas de ações afirmativas.
 A bem da verdade é importante dizer que Universidade Federal de Alagoas nunca respeitou o dia 20 de novembro realizando, inclusive, outros eventos por cima do dia da consciência negra sem fazer nenhuma relação ao dia que lembra a luta heroica de Zumbi dos Palmares. Além disso, a própria universidade nunca construiu uma programação alusiva a data. O que se percebe é algumas ações tímidas e isoladas. O máximo que a universidade consegue construir é apoiar insatisfatoriamente os estudantes africanos que, a duras penas, constroem a semana africana, mesmo assim sem haver relação ao 20 de novembro.
 Lamentável que até aqueles que dizem entender a importância da data serem os primeiros a tentar esvaziá-la.
 Estamos atentos...

Fonte: Correio de Alagoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário