sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Mobilização Estudantil por segurança em Arapiraca


No dia em que a UFAL completou 5 anos em Arapiraca, os estudantes não tinham o que comemorar. A insegurança dentro do campus e as constates fugas dos reeducandos obrigam a comunidade acadêmica viver com medo de ser a próxima vítimas dos disparos dos agentes penitenciários.
O dia 15 de setembro ficou marcado pelo grande mobilização estudantil, a maior desde a fundação do Campus. O DCE-UFAL estava lá e apontou que esse caminho, o da luta da mobilização é o único capaz de transformar nossa vida e conquistar a universidade que queremos.

O Ato começou com um velório simbólico da criança que estava sendo ainda gestada e no último domingo, durante a realização do concurso do IFAL, foi a primeira vítima da fuga e do consequente tiroteio no campus.
Depois,o ato tomou todos os blocos e foi cada vez mais crescendo, várias turmas aderindo, tanto professor quanto os alunos, numa demonstração que isso é um problemas de todos. Ao todo cerca de 400 estudantes participaram a mobilização que no final da caminhada por dentro do campus fechou a avenida AL 115, em frente da UFAL.
Estudantes deitados no asfalto como possíveis vítimas, centenas de pessoas na rua, pneus queimando, galhos de arvores e pedras: uma verdadeira barricada foi erguida para chamar atenção das autoridades. Ao final, com o Ministério Público fazendo uma intimação dos órgãos do poder público para uma reunião na próxima quinta, 22, com o intuito de resolver o impasse do presídio, a avenida foi desbloqueada.

Seguiremos mobilizados na certeza que só com a remoção do presídio resolveremos essa situação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário