domingo, 11 de setembro de 2011

Carta aos estudantes - Segunda Assembleia

No dia nove de setembro de dois mil e onze, ás dez horas e trinta e oito minutos, foi iniciada no auditório da reitoria uma reunião estudantil estendida. Com duzentos e quarenta e quatro alunos e alunas do campus AC Simões, Arapiraca, Palmeira dos Índios e Viçosa. Esta ação não pode ser considerada uma assembléia, tendo em vista que só com o número de trezentas e cinqüenta pessoas no recinto que se é considerada uma assembléia. Sendo, então, uma reunião estendida puxada pelo DCE (Diretório Central dos Estudantes. Iniciou-se com a apresentação do representante do DCE- Ésio e Lucas, realizando a leitura da carta aberta á reitoria e à comunidade acadêmica da Universidade Federal de Alagoas, e os dois documentos oficiais recebido pelo DCE. Seguiu-se com a fala dos representantes do interior. O primeiro representante a falar foi Cícero Fernandes do curso de medicina veterinária, posteriormente Fernanda Mota da unidade Palmeira dos índios e concluindo com a fala de Rodrigo Polati do campus Arapiraca. A representante de Palmeira dos Índios falou dos encaminhamentos tirados nas reuniões dos cursos de psicologia e serviço social, o representante de Arapiraca expôs as discussões que estão havendo no campus Arapiraca a respeito da segurança local e o representante de Viçosa deu alguns informes de sua unidade. Após a fala dos representantes do interior o espaço ficou aberto para que houvesse os informes dos demais alunos presentes. As discussões seguiram-se com os posicionamentos dos estudantes sobre a questão da ocupação da reitoria e demais questões referentes aos demais acontecimentos que vem ocorrendo durante esse processo de ocupação da reitoria. A reunião que se iniciou tranqüila foi sendo tumultuada ao longo de sua realização. Deste modo, muito dos pontos que deveriam ser melhores debatidos ficou sem questionamentos e encaminhamentos. Na reunião que foi realizada com a finalidade de decidir se os alunos desocupariam ou não a reitoria, assim como de traçar estratégias de ação ficou em lacuna perante a segunda parte de seu objetivo. O tempo que deveria ter sido otimizado  para melhores articulações de estratégia foi utilizado para discutir coisas outras como por exemplo o adiamento da eleição para o DCE.  

Programação de Mobiliação:

Segunda-feira às 15h - reunião com a reitora  para apresentar todas as pautas de reivindicações dos alunos retiradas em Assembléia. Além disso,  revisar a minuta,  feita em reunião dos alunos com a reitoria e Ministério público.  O alunos acordaram que participarão desta reunião, no mínimo, dois representantes de cada curso.
Terça-feira manhã  Passeata em Arapiraca como forma de trazer visibilidade para os problemas enfrentados, principalmente de falta de segurança.
Quarta-feira às 9h mobilização em Maceió como forma de assegurar as questões que serão postas na reunião de segunda-feira.

Neste momento convidamos a todos e a todas a se fazerem presentes nas mobilizações colocadas.

Respeitosamente,
Comissão de mobilização da Unidade Palmeira dos Índios

Nenhum comentário:

Postar um comentário