sexta-feira, 7 de outubro de 2011

CA´s empossam gestão "CORRENTEZA - Quem espera nunca alcança"

No último dia 05 de outubro houve o Conselho de Entidades de Base do DCE-UFAL. Esse foi o maior CEB que a UFAL já teve. Compareceram no RU 36 CA´s e DA´s de toda a UFAL. Essa reunião foi marcada pela Comissão Eleitoral (CE) com o objetivo de apresentar o resultado das eleições e os CA´s definirem sobre o processo.

Após o informe da CE, um grupo questionou o quórum da eleição, alegando que por um documento do NTI, a UFAL informava que o número apresentado anteriormente a CE não calculava o número de estudantes que estavam cursando só o TCC. Esse grupo, o Além do Mito, tentou após isso querer direcionar a discussão sem que os CA´s pudessem avaliar o processo eleitoral. Chegando ao ponto de tumultuar a reunião no intuito de não permitir o debate.

Os CA´s avaliaram que no dia da eleição além de ter tido a paralisação no Estado pelo Transporte Complementar, a deflagração de greve dos estudantes de Viçosa, os mais 300 estudantes só de TCC não poderiam determinar mudança no quorum. E principalmente, porque nessa soma do quorum existe ainda uma situação especifica do Campus Sertão, esses estão sem aulas pois não há Campus Sertão. Portanto, os CA´s avaliaram a alta participação estudantil dos que estavam na UFAL e que os 60 votos que faltariam para o quorum não poderia inviabilizar a posse da nova gestão.

Esse era o grande medo da Santa Aliança formada no CEB (Alem do Mito - UJS - MEPR). Como perceberam que a grande maioria dos CA´s tinham um posicionamento favorável a posse, tomaram a atitude infantil de propor esvaziar o CEB, se retirando e afirmando não reconhecer a decisão que se iria proceder. Mais uma vez não conseguiram e após a saída da Santa Aliança, 27 CA´s votaram e chegaram a conclusão por ampla maioria de fortalecer o DCE e dar posse a gestão "CORRENTEZA - Quem espera nunca alcança".

O CEB também definiu um prazo de 24 horas para a indicação dos nomes das chapas que comporiam as diretorias do DCE. E em caso de vacância, deveria ser ocupadas respeitando a proporcionalidade da eleição pelas chapas presentes.

Esse CEB representa um marco contra aqueles que querem acabar com o DCE e o Movimento Estudantil na UFAL. Demonstrando que os CA´s estão atentos e não permitirão golpe daqueles que já fecharam o DCE e por isso foram repudiados nas eleições.

É hora de avançar e garantir a unidade do Movimento Estudantil, respeitando as opiniões divergentes e aceitando as decisões da maioria. Acreditamos que é dessa forma que vamos construir as lutas na UFAL com cada vez mais participação estudantil.

Parabéns a nova gestão do DCE!

Um comentário:

  1. Quanto oportunismo! Voces forjaram um quorum e terminaram de rasgar o estatuto.

    ResponderExcluir